domingo, 14 de novembro de 2010

EMPADÃO DE ATUM (com arroz ou puré de batata)

(original)

Ingredientes (para um tabuleiro grande de forno):
- Atum (8 a 10 latas pequenas ou 1 grande -lidl)
- 50g de Farinha
- Meio litro de leite
- 50g de margarina
- Alhos, sal, orégãos q.b.
- 2 ou 3 ovos
- Arroz ou puré de batata


Preparação:
Num tacho pequeno, meta a margarina a derreter, junte a farinha e mexa bem. Adicione o leite (quente) aos poucos, mexendo sempre até obter um molho liso e cremoso. Se necessário passe com a varinha. Deixe ferver um bocado em lume fraco.
Descasque uns alhos e corte-os aos bocados. Meta num tacho juntamente com um pouco de azeite ou manteiga, um pouco antes do alho ganhar cor, juntar o atum previamente esmigalhado e mexa bem.
Junte a mistura de leite e farinha ao atum, junte também orégãos a gosto e mexa bem. Tempere com sal e deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre para envolver bem.

Se fizer com ARROZ: deve cozer o arroz apenas em água, com um pouco de sal. Assim que estiver cozido, mas ainda duro, tire o arroz e lave-o (metendo dentro de um passador grande, para escorrer a água da cozedura, e passe por água, para ficar completamente solto).
Meter metade do arroz na base do tabuleiro de ir ao forno, e alise para ficar uma camada direita. Meta o preparado de atum por cima, e alise mais uma vez.
Com cuidado meta o arroz por cima e alise novamente, depois mexa uns 3 ovos e pincele bem a parte de cima.
Leve ao forno previamente quente, por uns 10 a 15 minutos.

Se fizer com PURÉ DE BATATA, quer seja de compra ou caseiro, é só fazer os mesmos passos, camada de puré por baixo, depois o atum e nova camada de puré. Depois bastam dois ovos, pincelar e levar ao forno.

Servir com uma boa salada de alface.

Sem comentários:

Enviar um comentário